21 dezembro, 2016

Crítica: Presos no Gelo (2006)

 

O filme norueguês de 2006, poderia ter sido somente mais um filme do gênero slasher, famosos durante a década de 90, com títulos como 'Eu sei o que vocês fizeram no verão passado' ou mesmo 'Pânico'. O filme conta com a direção de Roar Uthaug e produção de Magne Lyngner e Martin Sundland. O elenco conta com atores como, Ingrid Bolso Berdal no papel da protagonista Jannicke ('Chernobyl: sinta a radiação' e 'João e Maria caçadores de bruxas'), além de outros atores pouco conhecidos tais como: Rolf Kristian no papel de Morten Tobias, Viktoria Winge como Ingunn, Tomas Alf como Eirik e Endre Martir como Mikal.
O filme conta com cinco personagens (Jannicke, Morten Tobias, Eirik, Ingunn e Mikal), sendo que todos estes possuem um carisma elevado e conseguem conquistar o público em poucos minutos de filme.
Neste filme temos um grupo de amigos que acaba decidindo skiar nas montanhas, quando um acidente acontece com Morten Tobias e ele sofre uma fratura exposta na perna, sem opções eles acabam optando por passar uma noite em um hotel abandonado ali perto. Afinal de contas eles não conseguiriam voltar para o carro ou mesmo pedir ajuda, uma vez que estava escurecendo. Porém eles não sabiam que havia mais alguém ali, morando naquele lugar.
O filme começa com um ritmo lento, mas em nenhum momento isso faz com que o espectador queira parar de assisti-lo, o lado bom é que a partir do momento em que as mortes começam, o filme segue o ritmo frequente de suspense e mistério, em que cada um ali precisa lutar por sua vida. 
Os filmes de slasher são conhecidos por usar clichés, o que torna filmes deste tipo repetitivos e previsíveis, porém 'Presos no Gelo', consegue quebrar com isso, apesar de ter clichés, os produtores os utilizam a seu favor. Coisas como por exemplo o menino acidentado morrer antes, não acontecem neste filme (apesar deu mesma prever isso enquanto assitia, o que não aconteceu). Além disso Jannicke é uma excelente personagem principal, bem trabalhada, (Ingrid Bolso Berdal a interpreta com muita vivacidade), ela não vai ser o tipo de garota que não saberá lidar com algumas situações e ela toma decisões importantes durante o filme todo e sempre mantem a calma onde os demais personagens já estão surtando. 
Eu consideraria 'Presos no Gelo' como um excelente filme de slasher do século 21, bem feito, bem trabalhado, boas atuações e bom enredo, tudo isso junto com uma trilha sonora macabra e um cenário de hotel abandonado que juntos criam um clima de tensão ao espectador. 
Nota variando de 0-5: 5
O melhor de tudo é que 'Presos no Gelo' pode ser encontrado no Netflix, junto de suas sequências, 'Presos no Gelo 2' e 'Presos no Gelo 3: Início'


2 comentários:

  1. Diferente dos tão repetitivos filmes de slasher dos anos 90, fiquei interessado em assistir presos no gelo, principalmente quando a garota não é o clichê de sempre ser burra, obrigado pela dica mahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço,foi um filme bem bacana,em breve trarei a crítica das sequências de 'Presos no Gelo'. Muito obrigada pelo comentário.

      Excluir

Agradecemos os comentários, sua opinião é sempre importante para nós.