29 dezembro, 2013

Zumbis do século

Para quem não sabe a JBC - editora de alguns mangás no Brasil - lançou recentemente neste ano de 2013 um novo mangá, Manga Of The Dead, é volume único e ele trás uma antologia de histórias de zumbis. Enfim, este não é o assunto que quero tratar aqui, o assunto especifico é sobre zumbis. Para quem não sabe sou uma grande fã desse assunto, sendo fã também de Resident Evil.


Atualmente há  muitas pessoas que são fanáticas por zumbis, assim como eu, mas muitas não fazem a menor ideia de onde surgiu este termo, ou mesmo para que serviam os primeiros zumbis. Está matéria tratara de aprofundar seu conhecimento sobre isso, além é claro de mostrar imagens e vídeos; aviso de ante-mão que está não será uma matéria curta, então estejam preparados, sentem-se em uma cadeira confortável e relaxem.

A origem...

A palavra zumbi é originaria de rituais vudu e é utilizada para designar pessoas que voltaram a vida, mas por quais motivos eles retornavam a vida?
Normalmente feiticeiros ou rituais necromânticos - de ressuscitação de cadáveres - se utilizavam de cadáveres para que pudessem mandar neles e obrigá-los a fazer tarefas para seus mestres, eles não atacavam pessoas por sua própria vontade, somente quando lhes era ordenado. Estas são lendas pertencentes a rituais vudus haitianos.


O primeiro filme de zumbi...

O primeiro filme de zumbi foi lançado em 1932, juntamente com outros personagens fictícios do terror, tais como "Conde Drácula" e "O Monstro de Frankenstein". White Zombie trás aquela ideia de zumbis lentos, que não tem emoção ou mesmo sentimentos.

SINOPSE DE WHITE ZOMBIE

Trilogia de George A. Romero...

George Andrew Romero é considerado por muitos um gênio da ficção cientifica, tendo em seu currículo a trilogia: "A noite dos mortos vivos", "Despertar dos mortos vivos" e "Dia dos mortos vivos".
Foi George A. Romero que criou o esteriótipo de zumbis que permanece até os dias atuais. Zumbis se tornaram seres que andam com as mãos esticadas na frente do corpo, andavam cambaleavam e só se satisfaziam com cérebro humano. 

Nova versão dos zumbis...

No ano de 1980 um novo filme, mudou a visão do gênero e trouxe uma nova versão de zumbis. Eles ficaram conhecidos durante um tempo como zumbis corredores, deixaram de ser lerdos e criaram uma certa agilidade.
City-of-the-walking-dead.jpg

Zumbis fora de foco e  sua estreias em games...

Durante algum tempo os zumbis foram deixados de lado, em 1996 pela primeira vez os zumbis apareceram em uma franquia de games, "Resident Evil", quem quiser saber mais sobre o game só entrar no REDb, ele fizeram extremo sucesso, mas agora somente cérebros não os satisfaziam, mas sim carne fresca. 
Obviamente pós  sucesso de Resident Evil, diversas produtoras criaram outros jogos de zumbis que listarei aqui, mas não todos, somente aqueles que foram lançados para plataformas mais antigas.
>>  Dead Island
>> Left 4 Dead
>> Dead Rising
>> Resident Evil
>> Zombie U

Volta de Romero para os cinemas...

Romero voltou a trabalhar com a trilogia de zumbis, vinte anos após ter feito os feitos. Pós "O dia dos Mortos" ele lançou "Terra dos Mortos" no qual trabalha o tema de zumbis mais a fundo, ficando desta vez do lado dos zumbis, sendo que os protagonistas são zumbis. 
No ano de 2007, George criou o quinto filme de zumbis, "O Diário dos Mortos", ao contrário do anterior este foi uma produção independente e com um orçamento de 2 milhões de dólares, Romero demorou em filmar o filme pois estava a procura de verbas, enquanto isso um filme de zumbi espanhol foi lançado "REC"(2007) que utilizava o mesmo modo de câmera apresentado em em "A Bruxa de Blair" e que foi usado posteriormente em "O Diário dos Mortos".

Zumbis e computação gráfica...

Tal como a tecnologia avança, os filmes também avançam. O game Resident Evil foi responsável por disseminar os zumbis aos mais diversos meios de entretenimento, tais como filmes em computação gráfica, livros e HQ - todos serão vistos nesta matéria.

 

Bom este são os dois filmes que saíram em computação gráfica, Resident Evil Degeneração, e o Resident Evil Dominação. 
Como podem percebem eles são bem perfeitos, é impressionante a tecnologia utilizada na produção destes filmes.
E como podem ver no segundo filme, eles conseguiram aprimorar diversas coisas, e os detalhes.

Acontece que não gostaria de tratar somente de Resident Evil nesta matéria, porém ele possui uma imensa diversidade em vários meios de diversão e entretenimento.

Livros, HG's, mangás e animes...

Não conhece muito sobre livros de zumbis, conheço somente alguns, tais como:
>> Novelização de Resident Evil
>> World War Z
>> O cemitério
>> The Rising
>> Thed Walking Dead - Volume 1

As histórias em quadrinho tem diversas, citarei as seis melhores hq's da história.
>> Marvel Zombies
>> XXXombies
>> iZombies
>> The Goon
>> The Walking Dead
>> HQ's de Resident Evil

E tem também os mangás de zumbis, sei mais deste do que dos outros abordados neste tópico.
>> H.O.T.D [anime/mangá]
>> Zombie Loan [anime]
>> Korea Zumbie Desu Wa [anime]
>> Manga of the Dead [mangá]
>> Tokyo Summer of the Dead [mangá]

Séries de televisão

Finalmente chegamos ao último tópico desta matéria que fico extremamente longa e espero que também tenha ficado detalhada. Quem nunca viu um episódio de uma série de zumbi se quer? Bom pelo menos um você já viu.

Atualmente o seriado de zumbi mais conhecido é The Walking Dead, esse se tornou tão popular que virou: história em quadrinho, livro, vídeo game. Apesar disso existem outras séries, não tanto conhecidas, mas que retratam a mesma temática. 
>> Babylon Fields
>> Dead Set - esta série possui um enredo bem original, um pouco antes de uma eliminação no BBB o local se torna apocalíptico, a série foi transmitida no Brasil pela Multshow
>> Death Valley
>> Zombieland - a série é inspirada no filme de mesmo nome
>> Nerd of The Death - este é um websérie brasileira que foi ao ar no YouTube, assisti todos os episódios eu recomendo. 

Bom é isso ai pessoal, esta matéria finalmente chegou ao fim. Espero que todos tenham gostado e que tenham lido tudo até o fim. Até a próxima matéria pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos os comentários, sua opinião é sempre importante para nós.